quarta-feira, 25 de maio de 2011

O primeiro stop motion Anima-Gisno


Este foi nosso primeiro experimento da Aficina de Animação na escola Gisno depois do taumatrópio. Foi feito usando a técnica de animação stop motion.
Ainda precisamos trabalhar na edição, incluir título, créditos, legendas, etc.

E por falar nisso, nas próximas aulas iremos falar sobre stop motion, uma técnica que utiliza uma sequência de fotografias diferentes de um mesmo objeto  (ou de pessoas, paisagem) para simular o seu movimento. Estas fotografias são chamadas de quadros e normalmente são tiradas de um mesmo ponto, com o objeto sofrendo uma leve mudança de lugar, afinal é isso que dá a ideia de movimento.


Fizemos a sequência que aparece no filme utilizando o próprio corpo e o cenário foi a escola. Fizemos neste mesmo dia um exercício simples de stop motion com uma caixa de papel.

Os atores do nosso filme são Mateus, Eric, Txulunh, João Gabriel, Liliane, Jéssica e Glauber.

Animações legais




Para pensarmos em algumas possibilidades que podemos desenvolver na Oficina

Animações Fabulosas

Estas são as animações que iremosassistir na aula de hoje no Gisno, na Oficina deAnimação. São Animações fabulosas que irão nos isnpirarpara os próximos trabalhos.





Criando os nossos Taumatrópios no Gisno






Este foi nosso primeiro encontro na Escola Gisno em Brasíla,no dia 24 de maio, das 13h30 às 16h. Criamos os nossos Taumatrópios e ai está uma parte do resultado.

No intervalo fizemos um breve passeio pela escola e a turma me apresentou o espaço.

Participaram desse encontro o Luis Arthur, o Matheus, o João Gabriel, a Liliane, a Jéssica, o Rone Glauber, a Txulunh Gakran e eu,que sou a monitora da oficina, Michelle Cunha.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Vamos fazer o nosso Taumatrópio?

ai está um  bom modelo como exemplo:



Desenhar e cortar um círculo numa folha de cartão.Traçar uma linha a leve passando pelo centro (diâmetro da circunferência).
Repetir esta operação na outra extremidade.
As duas imagens devem coincidir para que o efeito resulte conforme o exemplo.
Fazer os desenhos nos dois lados do círculo (em posições invertidas).
Fazer um buraco pequeno próximo da extremidade (cerca de 0,5 cm) para prender o cordão.

Taumatrópio

Nossa primeira aula vai ser com um pouco de história...




A palavra Taumatrópio vem do grego thaûma (maravilha) + tropos (virar, transformar) que significa "que se transforma em algo maravilhoso".



o Taumatrópio foi inventado em 1924 por Jonh Ayron, médico e fisíco inglês, como objetivo de provar o fenômeno ocular da “persistência retiniana”.





Trata-se de um objeto compostopor um circulo de papel preso em suas extremidades por barbantes com duas imagens diferentes estampadas. O objetivo é que as imagens se sobreponham ao torcer o barbante e destorcer, fazendo que o círculo gire e com rapidez vemos as duasfigurassobrepostas, como o exemplo dopássaro na gaiola.
Esee efeito ou ilusão de óptica é dado pelo fenômeno da "persistência retiniana".

Pesistência Retiniana é a capacidade que o olho humano tem de reter a imagem, ou seja, as imagens permanecem por um determinado tempo em nossa retina - cérebro - de aproximadamente 1/16, dezesseis frames por segundo, qualquer imagem que fique mais tempo que esse dará impressão de movimento. Então a imagem que captamos - acima dessa velocidade - não se apaga antes que a próxima chegue, isso acontece sucessivamente - eis ai o movimento, ou a impressão de movimento.

Se gostou e quer saber mais,entre nestes sites:
http://www.spedromar.net/disciplinas/cinema/cinema-ficha04.pdf
http://pt.scribd.com/doc/17894476/Faz-com-as-tuas-proprias-maos-Construcao-de-taumatropios