segunda-feira, 23 de maio de 2011

Taumatrópio

Nossa primeira aula vai ser com um pouco de história...




A palavra Taumatrópio vem do grego thaûma (maravilha) + tropos (virar, transformar) que significa "que se transforma em algo maravilhoso".



o Taumatrópio foi inventado em 1924 por Jonh Ayron, médico e fisíco inglês, como objetivo de provar o fenômeno ocular da “persistência retiniana”.





Trata-se de um objeto compostopor um circulo de papel preso em suas extremidades por barbantes com duas imagens diferentes estampadas. O objetivo é que as imagens se sobreponham ao torcer o barbante e destorcer, fazendo que o círculo gire e com rapidez vemos as duasfigurassobrepostas, como o exemplo dopássaro na gaiola.
Esee efeito ou ilusão de óptica é dado pelo fenômeno da "persistência retiniana".

Pesistência Retiniana é a capacidade que o olho humano tem de reter a imagem, ou seja, as imagens permanecem por um determinado tempo em nossa retina - cérebro - de aproximadamente 1/16, dezesseis frames por segundo, qualquer imagem que fique mais tempo que esse dará impressão de movimento. Então a imagem que captamos - acima dessa velocidade - não se apaga antes que a próxima chegue, isso acontece sucessivamente - eis ai o movimento, ou a impressão de movimento.

Se gostou e quer saber mais,entre nestes sites:
http://www.spedromar.net/disciplinas/cinema/cinema-ficha04.pdf
http://pt.scribd.com/doc/17894476/Faz-com-as-tuas-proprias-maos-Construcao-de-taumatropios

4 comentários:

  1. Muito obrigada estava fazendo um trabalho e estava tendo dificuldade em achar a definição e a história só achava "como fazer" então esse site me salvou.
    Muito Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Acho que tem um erro aqui de um século, o ano de invenção é 1824.....

    ResponderExcluir